A Diáspora no Portal Inovação

By Edu, 27 de setembro de 2010

Tive a chance de participar na semana passada da 2ª Conferência de Inovação Brasil-EUA. Fiquei impressionado não só com a quantidade de participantes, como também do número de brasileiros que conseguiram vir até Washington D.C. para participar do evento.

Participei também de uma reunião da Diáspora brasileira. Para quem não sabe, a Diáspora é formada por acadêmicos brasileiros que vivem no exterior. São profissionais das mais diversas áreas: saúde, economia, engenharia, biologia/genética, inovação… A lista é enorme. A grande pergunta a ser feita é:

Como utilizar a diáspora – profissionais altamente qualificados que vivem no exterior – para gerar ideias e negócios de qualidade mundial?

Isto já acontece informalmente de forma natural. Se você tem um amigo morando no exterior, é possível que vocês já tenham conversado sobre oportunidades de cooperação no exterior ou no Brasil. Mas e se por exemplo sua empresa que fabrica produtos em plástico tivesse acesso a um especialista em materiais que esteja fazendo pesquisas nessa área nos EUA? Quais seriam os benefícios para sua empresa? Ou um engenheiro de software que tenha acesso às mais diversas empresas e tecnologias no exterior? Numa outra perspectiva, quais seriam vantagens para estes pesquisadores em manter contato com empresas no Brasil? A resposta para estas perguntas ainda não é clara e está longe de ser respondida.

De qualquer forma, o primeiro desafio é promover o contato inicial. Para isso, os profissionais da Diáspora estão sendo cadastrados no Portal Inovação e podem ser buscados por área. Se você não conhece o portal, deveria conhecer. Se tiver interesse em entrar em contato com estes profissionais, não deixe de fazê-lo (apenas lembre-se que o portal é moderado e fazer spam ali não é bom negócio).

Estou avaliando o Portal na prática. Se quiser compartilhar suas experiências (positivas ou negativas), não deixe de enviar um e-mail a portal (arroba) ideiasdefora.com .

Para saber mais: Portal Inovação.

Facebook Comments