A experiência de construir seu próprio carro

By Edu, 11 de maio de 2010

Our customers don’t buy a car – they buy
an ownership experience.

Esta micro-fábrica em Phoenix, Arizona, é a primeira a produzir um carro sob a licensa Creative Commons, já bem conhecida por programadores e artistas. O que isso significa? Todos os detalhes construtivos são disponibilizados abertamente a quem se interessar a sugerir melhorias.

A Local Motors traz o “Open Source” de verdade à indústria automobilística. Os carros são produzidos e customizados para cada cliente e custam cerca de US$ 50 mil cada. A fábrica já conta com 93 pedidos a serem entregues a partir de agosto deste ano. Escala? A meta é produzir apenas de 500 a 2000 desta versão (Rally Fighter), encerrar a produção e partir para outros modelos.

Além disso, cada proprietário pode participar dos estágios de montagem de seu próprio veículo, desde a apresentação de ferramentas e conceitos até a preparação de motores, instalação de componentes e equipamentos.

Estão transformando a transação de compra de um veículo em uma experiência de vida.

Genial.

Denn Rogers, criador da ideia, apresentará entre hoje e amanhã (no congresso Next10 em Berlim) seus novos desafios para os colaboradores interessados: estudos para um carro esporte e um carro elétrico urbano, entre outros. Tudo no espírito “Open Source”.

Para saber mais: Local Motors / Rally Fighter e Creative Commons (inglês) e FTD.de (alemão).


Update do @chicofranchico : @IdeiasdeFora Esse artigo aqui é bem legal. Fala exatamente sobre a Rally Fighter. :-) Li em fevereiro na Wired

Facebook Comments