America’s Most Wanted

By Edu, 8 de março de 2010

Foi ao ar no último sábado o episódio 1000 do programa “AMW – America’s Most Wanted”. E você se pergunta, e eu com isso?

Desde 1988 o programa já ajudou a capturar centenas de fugitivos procurados pela polícia americana. Mundialmente. É um belo exemplo de crowdsourcing, mesmo antes da internet virar um fenômeno. Parte do episódio 1000 foi gravado na Casa Branca, com o Presidente Obama agradecendo os esforços do programa televisivo na ajuda ao combate ao crime.


A ideia é simples, toda semana são mostrados os perfis dos criminosos mais procurados no país. Detalhes como vídeos, características pessoais bem detalhadas (como “fulano gosta de jogar xadrês, beber vodka e tem uma tatuagem XYZ no peito”). Com a imagem do procurado fica fácil para quem tenha visto ou tido contato com o sujeito enviar dicas para a central de atendimento, que assim que recebe uma informação “quente” agiliza o processo de captura pela polícia. Um bom exemplo de parceria público-privada.

Existem também versões locais de programas como este, a maioria é exibida aos sábados à noite.

Para mais detalhes sobre o programa (em inglês) – Wikipedia.org / Website do America’s Most Wanted: AMW.com

Em tempo: Tentei encontrar online uma lista com fotos dos fugitivos mais procurados do Brasil. Não encontrei. Se você souber me avise que publico o link aqui.

Facebook Comments