Bem-vindo a São Paulo

By Edu, 1 de março de 2010

A primeira coisa que geralmente faço quando chego a São Paulo é tomar um cafezinho e comer um pão de queijo em boa companhia, para matar as saudades. Desta vez não foi diferente, e me encheu de alegria ver duas crianças (que não se conheciam) correndo pelo saguão e se abraçando. Repetiram a cena tantas vezes que consegui até tirar uma foto. Corriam um de encontro ao outro, davam risada, se abraçavam. Uma cena rara fora do Brasil.

Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP

Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP



O problema é que crescemos.

Crescemos, e em algum momento esquecemos dessa gentileza, do respeito e admiração pelo próximo. Estes momentos de alegria no saguão duraram muito pouco, e rapidamente a realidade te dá um tapa na cara e te lembra o absurdo que é o trânsito em São Paulo.

A foto abaixo, tirada alguns minutos após a primeira, ilustra bem a reação em cadeia que acontece na cidade, onde pequenas ações de alguns indivíduos se desdobram em inconvenientes e riscos para todos. Multiplique isso por milhares (ou milhões) de ocorrências e você entenderá o que causa grande parte dos problemas da cidade.

Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP

Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP




Na foto acima:

  1. Carros estacionados onde deveria ser uma área de embarque e desembarque rápido. Ninguém fiscaliza. Ninguém reclama. Estou fazendo isso agora.
  2. Passageiros, sem ter um lugar seguro para carregar o carro, são obrigados a fazer isso no meio do estacionamento.
  3. À direita, é claro que alguém encontrou um “jeitinho” para estacionar, em cima da grama mesmo.
  4. E eu, no volante, sem querer já causando tráfego e arriscando vidas, antes mesmo de sair do estacionamento.



Tive até tempo de conferir a placa, que inocentemente pede que os usuários colaborem:

Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP

Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP


Estas são as boas vindas que damos a brasileiros em retorno e a estrangeiros ansiosos em fazer negócios ou conhecer o Brasil.

Este é só o começo, bem-vindo a São Paulo!

Facebook Comments