Bike to work day

By Edu, 21 de maio de 2010

Este é o segundo ano que participo do Bike to Work day, evento promovido pela associação de ciclistas da área de Washington D.C. (WABA). É uma forma de incentivar e promover o uso de transportes alternativos em áreas urbanas.

Bike to Work Day 2010

Bike to Work Day 2010



 

Neste dia, são montados pela manhã “checkpoints” em diversas regiões da cidade, onde os ciclistas podem fazer uma pausa para o café da manhã ou mesmo para uma água. Tudo é disponibilizado pela associação e os ciclistas que se registram com antecedência no site recebem uma camiseta do evento.

Stands - Bike to Work Day 2010

Standos -Bike to Work Day 2010



 

Além disso, um stand faz um check-up rápido para as bikes que ficaram paradas durante o inverno. A associação também trabalha de perto com as empresas locais, incentivando a implantação de infra-estrutura básica para ciclistas, tais como:


  • Vestiários com chuveiro
  • Locais seguros e cobertos para estacionamento das bicicletas
  • Armário com chave para capacetes, roupas e equipamentos

Stands - Bike to Work Day 2010

Stands -Bike to Work Day 2010



 

Vale dizer que aqui na região os ônibus municipais contam com racks na parte dianteira para facilitar o deslocamento de longa distância e promover o uso de bicicletas. Os motoristas dos ônibus também são treinados para lidar com ciclistas na pista.

Ônibus adaptados para levar bicicletas em D.C.

Ônibus adaptados para levar bicicletas em D.C.

Photos used under Creative Commons from: mvjantzen / CC BY 3.0


 

São pequenos exemplos que acabam facilitando a vida do ciclista, tornando viável a substituição do transporte individual motorizado. Nunca é demais frisar:


Se você estiver dirigindo:

Trate ciclistas como se fossem carros. Tente manter sempre a distância e seja paciente caso a ultrapassagem não seja possível. Pense sempre na sua segurança e principalmente na segurança do ciclista.

Se você for ciclista:

Use os equipamentos básicos de segurança. Capacete não é só para crianças. Luzes dianteiras e traseiras são relativamente baratas hoje em dia e fazem diferença, de dia e principalmente à noite. Tente vestir roupas com cores chamativas e não deixe de respeitar as regras do trânsito. O farol fechou, espere. Pare para pedestres, eles têm a prioridade. Se você realmente adotar a ideia de ir para o trabalho de bike, nem que seja uma vez por semana, bolsas laterais ajudam bastante para levar o que quer que seja para o escritório além de tirar peso das suas costas.

Para finalizar:

Já pedalei no trânsito caótico de São Paulo, no inverno alemão e aqui nos EUA. Não existe clima mais propício para bicicletas do que no Brasil. Um pouquinho de boa vontade e atenção aos detalhes podem não só transformar o dia-a-dia de grandes e pequenas cidades, mas melhorar a vida de todos, ciclistas ou não.

Facebook Comments