watershed5.jpg

Casa-Funil

By Edu, 12 de outubro de 2011

A casa vencedora do Solar Decathlon 2011 teve foco nâo só na energia solar, mas também no uso consciente da água. Batizada de Watershed (Conjunto geográfico onde a água naturalmente flui e se acumula – tradução livre), a casa da Maryland University busca proporcionar um estilo de vida sustentável, não só em relação ao uso de energia elétrica como também no uso consciente da água. Além dos painéis solares a casa conta com um gramado no telhado que é capaz de filtrar e coletar a água de chuva. A água utilizada no chuveiro e pias também é aproveitada. Além de ajudar a prevenir enchentes, a água coletada pode ser utilizada posteriormente para irrigação. Daí o nome do projeto, já que a casa funciona como um “funil”, trazendo a água de diversos pontos, tratando e reaproveitando-a quando possível. Estas são algumas fotos de alguns dos elementos da casa:

Além da cama-mesa (escrevi um post a respeito), outra ideia interessante é a utilização de desumidificadores para melhorar a eficiência do sistema de ar condicionado. Estes são dois vídeos que mostram a maioria dos detalhes:

Sem dúvidas os alunos conseguiram expôr as ideias de forma didática, com displays interessantes mostrando o funcionamento do sistema de irrigação e insulação da casa. Conquistaram o prêmio pelo conjunto da obra, estão de parabéns.


Outras ideias do Solar Decathlon 2011:


Facebook Comments