Como usar o Twitter para iniciantes por Chris Anderson

By Edu, 25 de outubro de 2009

Este é o melhor guia inicial para o Twitter que encontrei, escrito por Chris Anderson. O original, em inglês, você pode encontrar aqui.

——————————————–

Dicas simples para uma melhor experiência no Twitter

Chris Anderson

Com o enorme crescimento recente do Twitter, existem muitos novos usuários do serviço. Se este é você, bem vindo. Aqui estão minhas dicas rápidas. (Usuários mais experientes do Twitter, por favor acrescentem suas próprias sugestões nos comentários!)

1. Se torne um “Pro” na Busca do Twitter

A melhor maneira de se entusiasmar com o Twitter é experimentar sua função de Busca. Tente buscar algo que você se interesse – sua cidade natal, sua empresa, seu hobby, ou qualquer nome de usuário do Twitter – na caixa de busca que fica na coluna direita da página principal de seu Twitter. Você provavelmente vai ficar surpreso. (por exemplo, a busca abaixo mostra usuários do Twitter que aparentemente nunca souberam que existe uma busca pública!)

Ao contrario do Google, o Twitter busca o que foi dito nos últimos minutos, horas ou dias. Te dá uma nova perspectiva sobre o que “o mundo” está pensando agora sobre basicamente qualquer coisa.

E existe uma busca avançada legal aqui. Você pode usá-la para criar buscas complexas como esta que busca artigos interessantes sobre o Twitter.

Se você criar uma busca útil, salve-a, ou no caso de buscas avançadas, coloque-a em seu Bookmark!

2. Não leve a pergunta inicial sobre updates tão a sério!

Mesmo que a caixa principal te pergunte “What are you doing?” (O que você está fazendo?”) você não precisa responder isso diretamente. O Twitter começou como um serviço em que as pessoas mantinham um círculo pequeno de amigos atualizados sobre as atividades deles. Mas seu uso evoluiu continuamente, e agora muitos dos usuários do Twitter, inclusive eu, preferem responder esta pergunta:

O que você pode compartilhar que poderia ser interessante para outras pessoas?

Você pode enviar um pensamento, uma citação, um artigo, uma pergunta provocativa, um video, uma frase divertida – ou simplesmente “retweet” o que alguém compartilhou antes (veja abaixo). A melhor forma de ter uma ótima experiência no Twitter é identificar sua própria maneira de dar aos seus seguidores e potenciais seguidores algo que eles irão gostar. (A propósito, isto exclui promoção de produtos e auto-promoção.)

3. Não é necessário enviar Tweets toda hora

Uma vez que você criou uma conta é fácil pensar que você tem que enviar uma mensagem toda hora. Não. Ninguém está contando. Apenas pessoas que te seguem, eles provavelmente não deixarão de te seguir a menos que você os aborreça. Então não tem problema enviar uma mensagem quando você tem algo interessante para compartilhar. Uma vez por dia, uma vez por semana, uma vez por mês… Não importa. O mundo do Twitter será grato por menos ruído e mais sinal! Falando nisso…

4. Menos é mais

A ridiculamente curta limitação de caracteres (140) parece um martírio, mas é de fato chave para o sucesso do Twitter. Não só permite que updates através de mensagens SMS sejam feitos, como também força as pessoas a serem disciplinadas e criativas. Escrever frases que vão na essência da mensagem. E caso você tenha que compartilhar algo mais longo, você pode tentar fazer o que fiz aqui – criar uma conta em um serviço de blogs e então enviar um link para o Twitter.

5. Reduza o comprimento dos endereços de sites

E quando se trata de links, o número limitado de caracteres significa que você terá que utilizar um serviço que reduza qualquer endereço da web que você queira compartilhar com outras pessoas. Tente http://bit.ly . E você ainda têm o benefício de poder saber quantas pessoas clicaram nos links que você enviou.

6. Ajude a promover as coisas boas através do ReTweet (RT)

A informação pode se espalhar pelo twitter como um incêndio na mata. Isso acontece porque se as pessoas vêem algo que elas gostam, elas reenviam estas mensagens. E estas são as 3 razões pelas quais você deveria fazer isso:

  • Você estará ajudando a espalhar coisas que são relevantes para você.
  • Você estará sendo generoso e dando uma retribuição aos usuários que enviaram a mensagem original. Eles irão perceber.
  • Você dará a seus seguidores um ótimo conteúdo sem ter que escrever tudo.
  • Próxima Página


    Facebook Comments