E você, já surfou nesse sofá?

By Edu, 9 de novembro de 2009

Para quem ainda não conhece (já tem muitos brasileiros no site), esta é a forma criada em 2004 por uma organização sem fins lucrativos para permitir que mais pessoas conheçam o mundo. A filosofia é simples. Quem tem um sofá, oferece para que viajantes possam passar a noite. Quem está viajando tenta buscar sofás disponíveis pelo mundo. Não existe transação financeira alguma, embora como cortesia o viajante sempre oferece um presente ou um jantar aos que os recebem. Com o passar do tempo, ambos ganham credibilidade, já que devem avaliar como foi a experiência. Se você não tiver espaço, ou não quiser oferecer seu sofá, é possível também oferecer um simples encontro, como um café ou um passeio por sua cidade.

A ideia surgiu quando o fundador, Casey Fenton, encontrou um tíquete em promoção para a Islândia. Depois de comprar a passagem, como não tinha lugar para ficar e não queria ficar em um hotel com outros turistas, ele teve a “brilhante” ideia de enviar mensagens a 1500 estudantes do país perguntando se podia passar a noite no sofá de alguém. Como muita gente respondeu, querendo mostrar a Rekjavik que eles conheciam, ele passou a fazer mais viagens desta forma. Assim surgiu a Couchsurfing.

Você se pergunta: Mas isso é seguro? O sistema funciona na base de recomendações e referências. Existem também “embaixadores” de cada localidade para evitar que problemas ocorram. Ainda não participei, mas recebi um colega Austríaco que viajou por diversas vezes pelos EUA desta forma e acabou me convencendo que o sistema é bacana. O site também aceita doações, que são muito bem-vindas.


Para saber mais: CouchSurfing – Participate in Creating a Better World, One Couch At A Time.

Facebook Comments