solar_decathlon1.JPG

Exsulação

By Edu, 27 de setembro de 2011

Calma, provavelmente “exsulação” não é uma palavra, mas se depender dos estudantes dos institutos californianos SCI-Arc e Caltech você ouvirá algo similar em breve. Os alunos estão movendo uma petição para incluir a palavra “outsulation” ao dicionário inglês Oxford, ou seja, “insulação externa”.

O projeto CHIP é um dos projetos apresentados na competição Solar Decathlon 2011 aqui em Washington DC. A grande diferença, visível no exterior, é a instalação da insulação no exterior da casa, ao invés de no interior das paredes, como é feito hoje em dia. Como benefício, além da redução de custos, permite um maior aproveitamento do espaço interno do imóvel com a redução da espessura das paredes.



Além disso, a geometria da casa proporciona uma menor utilização do solo. A parede inclinada que você vê pode servir como garagem semi-coberta ou mesmo jardim. A janela acima é a suíte, e a cama de casal é embutida neste espaço.

Há dois anos escrevi um texto sobre o Solar Decathlon 2009: Ei Rio, peça ajuda aos Universitários!. Tentarei nos próximos dias ilustrar algumas das boas ideias apresentadas no Solar Decathlon 2011.

E este ano, ao invés de me perguntar “Brasileiros, cadê vocês?” gostaria muito de ajudar a tornar isso realidade em 2013. Se sua universidade tem interesse em desenvolver um projeto multidiscilplinar brasileiro, não deixe de entrar em contato utilizando a aba “Tem Ideias?” à esquerda. Precisamos ser rápidos, as inscrições para a pré-seleção encerram no mês de Novembro.

Facebook Comments