Filme plástico, tecnologia, calor e inovação

By Edu, 21 de dezembro de 2009

Dois produtos me chamaram a atenção pela simplicidade, similaridade e seus usos completamente distintos. Ao abrir as caixas, o conteúdo é similar: filmes plásticos transparentes. As tecnologias e finalidades no entanto são bem diferentes.

O primeiro, “Oven Bag” é um saco plástico transparente muito utilizado para assar carnes aqui nos EUA, principalmente perús inteiros. Além de proteger o forno e a assadeira contra sujeira e respingos, dizem que torna a carne mais macia e molhadinha:

Oven Bags

Oven Bags

Oven Bags

Oven Bags



Perú antes de ir ao forno

Perú antes de ir ao forno



O segundo, um filme plástico usado para reforçar a insulação de janelas durante os meses mais frios do ano. Aplica-se a fita adesiva dupla-face ao redor da janela e cola-se o filme plástico (que a princípio fica todo enrugado). Com a ajuda de um secador de cabelos é possível deixar o plástico bem esticado, tornando o trabalho praticamente invisível. A utilização deste produto realmente aumenta a eficiência térmica da casa, principalmente se as janelas forem mais antigas.

Filme plástico para Janelas

Filme plástico para Janelas

Filme plástico para Janelas

Filme plástico para Janelas



Plástico aplicado à janela*

Plástico aplicado à janela*

            *Tirar fotos da janela com o plástico aplicado não é tarefa fácil. A melhor forma que encontrei foi através dos reflexos do lustre, uma vez no vidro e outra no plástico.


Não tenho dúvidas que estes plásticos foram desenvolvidos inicialmente para fins totalmente diferentes. Os cientistas que desenvolveram o plástico resistente ao calor provavelmente não tinham a intenção de utilizar o material dentro do forno de casa. Os plásticos termo-retráteis são bem conhecidos e têm diversos outros usos, sendo amplamente utilizados na embalagem de eletrodomésticos e produtos diversos.

Uma parte crucial do gerenciamento de inovações é conhecer e poder aplicar as tecnologias disponíveis a necessidades dos consumidores, necessidades estas que muitas vezes não são nem conhecidas por eles.

Os produtos acima são bons exemplos, concorda?

Facebook Comments