Dois produtos me chamaram a atenção pela simplicidade, similaridade e seus usos completamente distintos. Ao abrir as caixas, o conteúdo é similar: filmes plásticos transparentes. As tecnologias e finalidades no entanto são bem diferentes.
O primeiro, “Oven Bag” é um saco plástico transparente muito utilizado para assar carnes aqui nos EUA, principalmente perús inteiros. Além de proteger o forno e a assadeira contra sujeira e respingos, dizem que torna a carne mais macia e molhadinha:
![]() Oven Bags |
![]() Oven Bags |
Perú antes de ir ao forno
O segundo, um filme plástico usado para reforçar a insulação de janelas durante os meses mais frios do ano. Aplica-se a fita adesiva dupla-face ao redor da janela e cola-se o filme plástico (que a princípio fica todo enrugado). Com a ajuda de um secador de cabelos é possível deixar o plástico bem esticado, tornando o trabalho praticamente invisível. A utilização deste produto realmente aumenta a eficiência térmica da casa, principalmente se as janelas forem mais antigas.
![]() Filme plástico para Janelas |
![]() Filme plástico para Janelas |
Plástico aplicado à janela*
Não tenho dúvidas que estes plásticos foram desenvolvidos inicialmente para fins totalmente diferentes. Os cientistas que desenvolveram o plástico resistente ao calor provavelmente não tinham a intenção de utilizar o material dentro do forno de casa. Os plásticos termo-retráteis são bem conhecidos e têm diversos outros usos, sendo amplamente utilizados na embalagem de eletrodomésticos e produtos diversos.
Uma parte crucial do gerenciamento de inovações é conhecer e poder aplicar as tecnologias disponíveis a necessidades dos consumidores, necessidades estas que muitas vezes não são nem conhecidas por eles.
Os produtos acima são bons exemplos, concorda?