Foco no negócio

By Edu, 16 de junho de 2010

Se seu negócio fosse arborismo arboricultura, você perceberia que seu trabalho acaba produzindo resíduos que têm algum valor de mercado, neste caso, lenha. Mas seu negócio não é vender lenha, seu negócio é arborismo arboricultura. Cuidar de árvores é o foco de seu negócio.


Algumas empresas apenas descartariam o material em algum lixão: “Isso não serve para nada, descarte a madeira, não dá para fazer dinheiro com isso!”. Outras tentariam tirar proveito e criariam estruturas para gestir a lenha: “Vamos criar a Business Unit Lenha!” – incorrendo em custos fixos (e dores de cabeça) em torno de uma atividade secundária.

Mas você poderia ter encontrado uma terceira opção, menos intuitiva e que não necessariamente visa lucro, distribuir a lenha de graça para quem precisa:

Lenha grátis

Lenha grátis



 

E não é que ainda tinha um pouco de lenha disponível?

E não é que ainda tinha um pouco de lenha disponível?



 

Desta forma (menos intuitiva para muitos), a empresa consegue evitar o descarte de resíduos, reaproveitando a madeira, ao mesmo tempo otimizando a fase final de seu processo. Tudo isso criando uma imagem positiva para a empresa, não deixa de ser uma interessante ferramenta de marketing. Existe alguma dúvida sobre qual empresa me viria à cabeça caso você me perguntasse se conheço alguém que trabalha com arborismo arboricultura por aqui? A iniciativa, ao invés de causar distrações, acaba gerando mais negócios onde a empresa é especializada, no foco de seu negócio, o arborismo a arboricultura.

Lenha grátis

Lenha grátis



 

E você ou sua empresa, andam investindo esforços, tempo e dinheiro em atividades secundárias? Qual é o real foco de seu negócio? Existe alguma forma de otimizar atividades secundárias, canalizando esforços para sua atividade principal? As soluções podem até não ser tão intuitivas assim, mas que existem, existem. Pergunte à Jack the Ripper.

Em tempo, muito bem observado por @recomre : O termo ideial para “Arborism” em português é “Arboricultura”. “Arvorismo” é um neologismo para um esporte radical. Desculpem o deslize.

Facebook Comments