Impressões iniciais: Google Nexus One

By Edu, 11 de janeiro de 2010

Recebi na semana passada o novo aparelho do Google, o Nexus One. Como prometido, seguem algumas impressões iniciais. Não entrarei em detalhes extremamente técnicos, quero apenas deixar registradas algumas impressões que tive após cerca de 3 dias de uso. Vale ressaltar que meu celular anterior era um IPhone3G.

Google Nexus One

Google Nexus One

O que gostei muito:

  • Liberdade de poder escolher a operadora que eu quiser, se eu quiser e quando eu quiser sem perder garantias ou assinar contratos.
  • Câmera: qualidade das fotos e flash embutido
  • Serviços oferecidos pelo Google (back-up, etc)
  • Rodar vários programas em paralelo: Checar E-mail, Twitter e ouvir Pandora ao mesmo tempo
  • Comandos de voz: Dois cliques e posso fazer uma pesquisa no Google apenas dizendo os termos de busca. Funciona sensacionalmente bem, em inglês ainda.
  • Speakers: fiquei impressionado com a qualidade tendo em vista o tamanho do aparelho.
  • Display: bem nítido mesmo durante o dia.
  • Notícias: Ao invés de ter 4 ou 5 apps com notícias, o aparelho já vem pré-programado com os principais outlets. Facilita bastante.


O que ainda estou me acostumando

  • Design (opinião pessoal) me parece um pouco mais estreito e longo que o I-phone. Os quatro botões na parte inferior são bem funcionais (voltar, opções, início, busca). Não perde em nada para o Iphone
  • Zoom in / zoom out sem multitouch: Vira e mexe me pego tentando dar zoom usando dois dedos, como no Iphone.
  • Trackball: A bolinha branca na parte inferior é um mouse clicável. Me surpreendeu, quando comprei nem imaginava que existia. Ainda estou me adaptando, creio que o foco sejam usuários de Blackberry

Em que o Nexus One ainda perde

  • Apps: Já existem muitas, mas não espere encontrar a imensa oferta de Apps que a AppStore do Iphone oferece. Considerei este ponto negativo antes da compra por acreditar que a plataforma Android tende a crescer ainda mais, e mais rápido, principalmente após o lançamento do Nexus One pelo Google.
  • Usabilidade: Pode ser por estar acostumado com o sistema da Apple, mas me parece um pouco menos intuitivo. Mesmo assim nada que chegue a me irritar.

Os trunfos do Google

Na minha opinião o maior trunfo do Google não é o hardware e sim a diversidade de serviços grátis disponíveis na “cloud”. Backup, Gmail, Maps, Street View, Voice e por aí vai. Serviços online que vêm constantemente evoluindo e que fazem parte da estratégia da empresa para o Nexus One. Certamente diferenciais que podem pegar a Apple de calças curtas.


Em que estou atento:

Google voice: Ficaram mais claras as intenções do Google em abocanhar uma parcela do mercado de telefonia, hoje nas mãos das operadoras. O Google Voice começou como um site disponível apenas para usuários nos EUA e através de convite. Venho usando o serviço já há alguns meses, a ideia é fantástica: O Google te dá um número de telefone local em sua região que se torna seu principal número. Você então escolhe quais os telefones que você quer que sejam encaminhadas suas ligações, inclusive determinando inclusive o horário (Ex: Das 8 as 5 para o escritório, das 5 às 9 para o celular e assim por diante). Resolveram também o problema da portabilidade, se conquistarem seu número primário, você pode trocar de endereço e celular quantas vezes quiser, basta redirecionar suas ligações aos novos números. Além disso, o Voice conta também com uma secretária eletrônica que envia em seu e-mail as mensagens de voz já transcritas automaticamente em sua caixa de entrada.

Esta gama de serviços faz mais sentido agora com o Nexus One. O aparelho já vem programado de forma a permitir que você escolha se prefere fazer uma ligação através do serviço do Google, sendo que as tarifas são inferiores às cobradas pelas operadoras, além de possibilitar chamadas internacionais também a custo mais baixo.

Compraria de novo?

Sim. Sei que é cedo mas até agora estou extremamente satisfeito com o aparelho. Se você já tem um Iphone e se dá bem com ele e sua operadora eu não vejo grandes vantagens em trocar, pelo menos por enquanto. Se você está procurando seu primeiro celular nesta categoria eu recomendo que você considere também o Nexus One. Para que fique claro (nunca é demais frisar), comprei o aparelho diretamente do Google e estas são minhas opiniões pessoais. Não estou ligado a qualquer uma das empresas responsáveis pelo Nexus One. Se isto acontecer um dia, avisarei.

Para finalizar, algumas fotos que tirei no final de semana passado, clique nas fotos para visualizar a foto original:

Foto tirada com o Nexus One

Foto tirada com o Nexus One

Foto tirada com o Nexus One

Foto tirada com o Nexus One

Foto tirada com o Nexus One, zoom máximo

Foto tirada com o Nexus One, zoom máximo

Foto tirada com o Nexus One, sem zoom

Foto tirada com o Nexus One, sem zoom

Utilizando o flash do Nexus One, sala totalmente escura

Utilizando o flash do Nexus One, sala totalmente escura

Facebook Comments