switch_led.jpg

Incandescente ou halógena? Talvez nenhuma das duas.

By Edu, 26 de agosto de 2011

Incandescente ou halógena? É provável que em breve uma nova (e interessante) opção chegue às prateleiras. A lâmpada, com tecnologia LED, é desenvolvida pela Switch. Além de não utilizar mercúrio, promete iluminar como uma lâmpada comum.

Para provar isso, em um recente evento, colocaram no estande dois abajures lado a lado, um com uma lâmpada incandescente comum e outro com a nova lâmpada. O público se encarrega de tentar identificar qual é qual, tarefa quase impossível.

A lâmpada conta com um líquido que, além de resfriar o conjunto, permite que menos LEDs sejam utilizados. A novidade ganha também em vida útil, sendo capazes de durar mais que qualquer uma das alternativas existentes. E o melhor: Quando chega ao final de sua vida útil, ao invés de jogar no lixo, a lâmpada pode ser reciclada.

Um detalhe interessante, a intensidade da lâmpada também pode ser controlada com um dimmer, algo que as lâmpadas halógenas standard não são capazes de fazer. Tenho a impressão que, mesmo com preço superior, lâmpadas como essa vão acabar conquistando o mercado americano.

Mais detalhes: Switch, capa da Wired desse mês.

Facebook Comments