Mavens e um Home-Theater de US$ 6 Milhões

By Edu, 7 de janeiro de 2010

Maven é o termo utilizado por Malcolm Gladwell em seu livro “The Tipping Point” para descrever aquelas pessoas que sempre tentam sair na frente, adotando tecnologias de ponta, criando tendências. Estes indivíduos, no extremo da curva, foram ignorados por muito tempo. São aqueles que geralmente não se encaixam em nenhum grupo em pesquisas de marketing das décadas passadas. Você ou sua empresa provavelmente conhecem um ou mais Mavens, talvez nunca tenham dado a devida atenção a eles.

Com um investimento de 6 milhões Jeremy Kipnis montou um Home Theater colossal e criou o “padrão Kipnis”. Em dois anos, após a divulgação no início de 2008, seu Home Theater foi destacado em programas de TVs, 50 revistas e publicado em 141,879 artigos online e blogs de 150 países, inclusive o livro dos recordes, de acordo com seu site. Este é um vídeo que mostra a dimensão do sistema:

Fiz uma conta simples: Dividindo o investimento pelo número de aparições, e mesmo ignorando-se o maior peso das mídias de massa, chega-se a 42 dólares por publicação. Este é o valor para dois anos. Levando-se em conta que o Home-Theater continua sendo dele, esta maciça divulgação, inclusive por este blog, saiu barato até agora, e seu “custo” se reduz à medida que mais artigos são publicados. Jeremy Kipnis é um Maven. Não apenas pelo seu Home Theater milionário, mas por conseguir transformar sua paixão em vantagem competitiva.

Tive a oportunidade, formalmente e informalmente, de encontrar potenciais “Mavens”, pessoas que se comportam de forma não usual, especificamente para auxiliar a fase inicial de desenvolvimento de projetos de inovação. Identificar estas pessoas e, principalmente, entender suas ideias e motivações é uma peça importante para aumentar as chances de sucesso. Já aviso de antemão, identificar os “Mavens” de dois anos atrás, como Jeremy Kipnis é tarefa simples. Complexo e trabalhoso é identificar quem está saindo na frente hoje. Se souber de mais alguém, me avise! :)

Facebook Comments