sleeptie.jpg

Necessidades? Locais!

By Edu, 9 de agosto de 2011

O que uma gravata inflável e uma torradeira estendida têm em comum? Além de simples objetos, são frutos de necessidades locais. Produtos que muito provavelmente não fazem muito sentido fora do contexto em que foram desenvolvidos.

A gravata inflável, também conhecida como “Nemuri Tie” – ou gravata do sono – é uma solução inusitada para as viagens diárias de executivos japoneses. Ninguém carregaria um travesseiro para ir pro trabalho, mas gravata todo mundo usa. Basta inflar para uma soneca confortável no trem:

Ainda quando morava na Alemanha, me chamaram a atenção torradeiras como esta, que ao invés de duas fatias “em paralelo” permite que duas fatias sejam colocadas “em série”:

Qual a diferença, você se pergunta? São duas fatias, o resultado é o mesmo, certo? A diferença é que alguém percebeu que na Alemanha o pão de forma é menos comum e as fatias dos melhores pães são mais longas. Para que caibam em torradeiras comum o usuário precisa cortá-las ao meio:

 

 

O mais importante não é o fato de existir uma gravata inflável ou uma torradeira “estendida”. O mais importante é perceber que grande parte destas necessidades são, de fato, locais. Ainda mais difícil que identificar estas necessidades, o real desafio é conseguir tranformá-las em soluções. Partir de um japonês desconfortável no trem e chegar a uma gravata inflável. Observar um alemão cortando suas fatias de pão no meio todas as manhãs e encontrar uma simples variação da torradeira que elimine esta tarefa.

E os brasileiros aí do seu lado, o que eles mais precisam? Quais são as necessidades que nem eles ou elas sabem que têm?

Mais detalhes: Gravata Inflável: CNN.com Blogs.

Facebook Comments