O desconto está no Smartphone

By Edu, 26 de novembro de 2009

A rede de varejo americana JCPenney está testando uma nova tecnologia que permite que cupons de desconto sejam enviados eletronicamente para Smartphones. Você chega no caixa, aponta seu celular para o leitor e ganha um desconto x para sua compra y.

Fiz uma pesquisa similar sobre esta ideia há alguns meses, em poucas palavras a grande dificuldade para implementação é que o scanner “standard” das lojas consegue apenas ler “branco e preto” impresso em papel enquanto que a tela dos celulares emite “luz ou escuro”. Para isso, scanners mais sofisticados (e mais caros) são necessários. Estes scanners têm propriedades mais semelhantes à uma câmera digital do que leitores de códigos de barras usuais (à laser).

Existem vários tipos diferentes de código 2-D. Um dos códigos mais populares para este tipo de utilização é o QRCode, amplamente utilizado no Japão. Como exemplo, esta é uma versão deste tipo de código, e se você tiver uma app para QRCode em seu celular, a imagem abaixo o redirecionará para o site http://www.ideiasdefora.com :


Uma outra aplicação para a tecnologia, também em testes, é a utilização destes códigos em celulares para eliminar a necessidade de cartão de embarque em viagens aéreas. A AirFrance e a Qantas já estão utilizando o sistema em algumas rotas.

Para saber mais sobre a tecnologia:

  1. Fonte de inspiração para o artigo – CScout, em inglês: JCPenney Unveils Mobile Coupons | CScout Trend Consulting.
  2. Para brincar de gerar imagens QRCode, clique aqui. (em inglês)
  3. Para saber mais sobre diferentes tipos de código de barras: Wikipedia em inglês
  4. Link para artigo em inglês – Utilização do sistema pela Qantas aqui.
  5. Facebook Comments