Old Spice, New Media

By Edu, 14 de julho de 2010

Se você já ouviu falar da campanha do “Old Spice” nos EUA, me desculpe. Ontem este foi um dos assuntos mais discutidos por aqui. Normalmente prefiro não escrever sobre “hits” do momento mas considero este um evento importante para o mercado de mídia em geral.


 

Old Spice é uma marca de desodorantes masculinos. Imagine o desodorante favorito do seu avô. É mais ou menos isso. No início deste ano, produziram um comercial de TV que se tornou viral por aqui. “O homem que tem o cheiro que seu homem poderia ter” (tradução livre):


 



 

Até aí nada demais. Um comercial bem sacado e bem produzido. Gerou um certo “buzz” online. Acontece que ontem, através da conta @OldSpice no Twitter, passaram a produzir e publicar respostas quase em tempo real a comentários online, numa genial ação coordenada de marketing. O próprio autor declama as curtas respostas sem camisa e direto de seu banheiro, numa produção que deve ter custado muito menos que qualquer comercial de TV. Este foi o primeiro de dezenas de vídeos (cerca de 130), todos produzidos e publicados em um só dia:


 



 

O motivo desta campanha estar aqui? Considero extremamente relevante. Demorou, mas a velha mídia de massa está finalmente deixando de ignorar e aprendendo a se adaptar à realidade das mídias sociais. Imagino que este seja apenas o começo.

Se tiver interesse em conhecer mais vídeo-respostas como este, confira a página da campanha no Youtube.

Facebook Comments