Punxsutawney Phil

By Edu, 2 de fevereiro de 2010

Punxsutawney = Uma cidadezinha no meio do estado da Pensilvânia
Phil = Nome de uma marmota

Hoje, dia 2 de fevereiro, é o dia em que as atenções nos EUA se voltam para Phil, uma simpática marmota:

Phil no Dia da Marmota

Phil no "Dia da Marmota"

Photo used under Creative Commons from: faz the persian / CC BY-NC-SA 3.0


 

120 anos é a mesma coisa. Uma marmota “avisa” no início do mês de fevereiro se o inverno continuará por mais 6 semanas ou se a primavera chegará mais cedo.

De acordo com a tradição, se Phil sair de seu buraco, vir sua sombra e voltar, os EUA terão mais 6 semanas de frio pela frente. Se Phil não a vir, a primavera começará mais cedo (o que a maioria espera que aconteça).

Estatisticamente pode-se comprovar que a tradição faz tanto sentido quanto morrer tomando manga com leite. Mesmo assim, não deixa de ser uma tradição que atrai milhões de curiosos ansiosos pelo término do inverno. Fevereiro por aqui é provavelmente o pior mês, quando parece que o inverno não terá fim. Phil às vezes ajuda a dar um pouquinho de esperança.

O post de hoje me fez lembrar de outro evento que atrai milhares de participantes para uma cidade praiana no auge do inverno. Escreverei sobre isso amanhã.

E sua cidade, que motivos tem para atrair turistas, atrair recursos? Sua cidade tem seu “Phil”?

O “Dia da Marmota” (Groundhog Day) também é retratado num filme de 1993 com Bill Murray, traduzido para o português como “Feitiço do Tempo“.
Em tempo: Phil viu sua sombra este ano, o que na teoria significa mais 6 semanas de inverno…

Facebook Comments