Se a moda pega… Celular por minuto na Colômbia

By Edu, 6 de outubro de 2009

Estive recentemente visitando Bogotá e uma das coisas que chamam a atenção são os camelôs, que carregam placas dizendo “Minuto Celular”:

Camelô em Bogotá com placa de Minuto Celular

Camelô em Bogotá com placa de Minuto Celular

Depois de perguntar como aquilo funcionava, descobri que este é um modelo de negócios popular em Bogotá. Como planos de celular para quem faz poucas ligações são caros, muitas pessoas não tem condições de pagar por um plano de minutos. como no Brasil, minutos pré-pagos são muito mais caros.

Outras pessoas têm um celular, mas utilizam apenas para receber ligações, utilizando o “serviço” para fazer ligações por um preço mais atraente:

Usuários do serviço de Celular por Minuto na Colômbia

Usuários do serviço de Celular por Minuto na Colômbia

Os provedores deste serviço adquirem planos ilimitados e revendem ligações por minuto nas ruas. Observando mais de perto a foto acima, é possível ver as correntinhas que são presas aos aparelhos, para evitar furtos. O vendedor segura sua placa tranquilamente encostado no poste enquanto as pessoas usam seus telefones. Os usuários, ao desligar, sabem exatamente quanto pagaram por determinada ligação, outra vantagem do sistema, que não traz surpresas no fim do mês.

Todos ganham, menos as empresas de telefonia, que são obrigadas a se adaptar à nova concorrência, criada por seus próprios clientes.

Nota: 150 pesos colombianos equivalem a aproximadamente 14 centavos de real em 06/10/2009.

Facebook Comments