Seguro (praticamente) obrigatório

By Edu, 3 de agosto de 2010

Na maioria dos estados norte-americanos, se você tiver um carro, muito provavelmente tem a “obrigação” de ter pelo menos um seguro contra terceiros. Coloquei a palavra obrigação propositalmente entre aspas, já que na verdade se trata de uma opção, pelo menos no estado da Virgínia.

Photo used under Creative Commons from: Steve Rhodes / CC BY-NC-SA 2.0

A opção que todo cidadão tem é se recusar a pagar o seguro contra terceiros. Esta opção “custa” US$ 500 , bem mais caro que um simples seguro contra terceiros:

Numa parada policial o padrão é antes de mais nada solicitar três documentos: Habilitação, registro do veículo e comprovante de seguro (ou, se for o caso, “abstenção” do seguro com a taxa de US$ 500 paga).

É o que chamam por aqui de “Disneyland model” onde os usuários de um sistema não correm risco caso acidentes sejam causados por terceiros. O nome vem do parque de diversões, já que a empresa adota uma política similar em caso de acidentes. O oposto deste modelo é o “Ballpark model“, que estamos mais acostumados no Brasil, onde cada indivíduo é responsável pelo próprio risco. O nome vem do Beisebol, já que o risco de ser atingido por uma bola ou taco é conhecido, e de total responsabilidade do espectador.

Na prática prefiro a primeira opção. Por coincidência sofri dois acidentes similares no Brasil e nos EUA (simples batida na traseira). Aqui a preocupação maior foi ter certeza que todos os envolvidos estavam bem. É sabido que os dois carros tem seguro, as seguradoras que se entendam. No Brasil, além do bem-estar dos envolvidos existem incertezas que não deveriam ser motivo de preocupação logo após um acidente – Será que o outro carro tem seguro? Se não tiver, será que a pessoa tem condições de pagar?

Ainda pior: Será que a pessoa vai fugir? No meu caso foi isso que aconteceu. Ainda bem que eu tinha seguro.

Em tempo: Sobre a foto acima, foi tirada numa manifestação em favor da reforma do sistema de saúde. Parece piada, mas é bem possível que carros tenham melhores coberturas que muita gente por aqui.

Facebook Comments