The Honest Store

By Edu, 16 de julho de 2010

Talvez você nunca tenha ouvido falar em “Honest Tea”, ou “Chá Honesto”, provavelmente a marca de chá gelado que mais cresce nos EUA. O segredo? Não é segredo nenhum, faz parte do nome da marca.

Tive a chance de experimentar mais de um sabor. Todos com uma característica em comum: Um consumidor de chás regular diria “Esqueceram de colocar açúcar!”. Na verdade não falta açúcar, na opinião deles os outros chás é que são doces demais. E pior, geralmente adoçados com xarope de milho (High-fructose corn syrup). Ainda não é provado científicamente, mas alguns estudos indicam que existe uma co-relação entre consumo de HFCS e obesidade. Muita gente por aqui acredita nisto (inclusive eu), e é neste nicho que o Honest Tea se encaixa. Parte da missão da empresa:

A commitment to social responsibility is central to Honest Tea’s identity and purpose. The company strives for authenticity, integrity and purity, in our products and in the way we do business. In addition to creating a healthy alternative beverage with a lot less sugar than most bottled drinks, Honest Tea seeks to create honest relationships with our employees, suppliers, customers and with the communities in which we do business.

A última ação deles? “The Honest Store”, um ponto de venda de rua baseado no sistema de honra (honor system):




Foto: msafiri mzungu

 

Garrafas são expostas e uma caixa coleta o dinheiro. Pegue uma garrafa, deixe um dólar. Ninguém fiscaliza. Se alguém pegar uma garrafa e não pagar, nada acontece. Todo dinheiro arrecadado vai direto para instituições de caridade. Resultado até agora (número de garrafas / dinheiro arrecadado): Boston 93.3% enquanto que Atlanta e Nova Iorque atingiram 89% de honestidade.

Pequenos detalhes:

  1. Em 2008 a Coca-Cola adquiriu 40% da empresa
  2. Não existe a entrada em português na Wikipédia para honor system.
  3. Para saber mais (em inglês): Honest Tea, Msafiri Muzungu, LA weekly, Wiki/ Honor System

     

    Interessante?

     

    Facebook Comments