Trazendo milhares para o mar, no inverno

By Edu, 3 de fevereiro de 2010

Começo este post com uma simples pergunta:

O que levaria milhares de pessoas a ir até uma cidade litorânea em pleno inverno e entrar no mar, quando os termômetros marcam em torno de 0ºC?

Me fiz esta mesma pergunta no ano passado.

Estive em Virginia Beach há cerca de um ano. Fomos num final de semana, a passeio, apenas para conhecer a cidade e ver o mar. Isso em pleno inverno. Imaginava uma cidade completamente abandonada, mas para minha surpresa estava surpreendemente lotada. Sem querer acabei indo no final de semana em que é celebrado o “Polar Plunge”, um evento que reúne milhares de pessoas, muitos fantasiados ou pintados e a maioria em trajes de banho.

Photo used under Creative Commons from: vabeachnet / CC BY-ND 3.0


 

Foi quando me fiz esta mesma pergunta: O que levaria um grupo enorme de pessoas a fazer uma maluquice dessas?

É um evento super organizado. Perdi as contas de quantas ambulâncias, helicópteros, carros de bombeiros e até mesmo equipes do exército ví por lá. Dezenas de salva-vidas, devidamente equipados com roupas de mergulho adequadas ao frio entram no mar e formam um cordão de isolamento dentro do mar, mais ou menos com a água batendo no pescoço. Os participantes aguardam na areia, a cerca de 100m do mar, atrás de um cordão colocado próximo ao calçadão. No horário estipulado, os participantes recebem o sinal e saem correndo em direção ao mar.

Photo used under Creative Commons from: vabeachnet / CC BY-ND 3.0


 

Existem algumas regras, por exemplo é proibido mergulhar de cabeça. Existe também um tempo limite (alguns minutos) para que cada um fique dentro d’água. Há espaço suficiente para que todos entrem e saiam da água com segurança. O público que assiste (repare nas roupas de inverno) fica do lado de fora.

A razão: Este é um evento beneficiente, que arrecada fundos para ajudar cerca de 9500 crianças e adultos portadores de necessidades especiais no estado de Virginia a participarem do Special Olympics Virginia, uma série de eventos esportivos.

O Polar Plunge é o evento que mais arrecada fundos para esta organização, através da participação de anunciantes, emissoras de rádio e TV e dos próprios participantes, que contribuem com cerca de US$25 para participar do evento.

O evento deste ano acontece no próximo final de semana, a previsão é de temperaturas entre -3 e 6ºC. infelizmente não estarei por aqui para participar mas espero fazer isso um dia. Para saber mais visite www.polarplunge.com.

Depois de conhecer este evento não acredito que exista desculpas para o abandono de cidades turísticas litorâneas no inverno. Litoral de SP, alguém? Este ano aqui no estado de Virginia estão tentando arrecadar US$ 1 milhão num final de semana de inverno. Torço muito para que isso aconteça.

Facebook Comments