Turismo em Itaipu: Um exemplo a ser seguido

By Edu, 4 de março de 2010

De todas as atividades turísticas que programamos fazer no Brasil, sem dúvida a que mais se destacou foi a visita à usina de Itaipu. Fiz uma visita técnica ao complexo há alguns (muitos) anos atrás e pude notar o avanço dado neste período em termos de investimento no turismo. Entre os diversos pontos positivos, destaco:

Vertedouro de Itaipu

Vertedouro de Itaipu



1. Interface online

Tudo começa pela estrutura online, com um site extremamente informativo e bem montado. Um bom exemplo de design centrado no usuário. Repare como o site “conversa” com o usuário, oferecendo diversas opções práticas que geram ações. Se tiver tempo e curiosidade, visite o site aqui. Tive a chance de fazer algumas reservas online, tudo correu perfeitamente.

2. Pessoal motivado

Monitores, atendentes, motoristas de ônibus, garçons. Todos preocupados em atender bem. Pessoas apaixonadas pelo que fazem. Pequenas atitudes que transpiram o envolvimento da equipe como um todo. Nos dois passeios que fizemos (Circuito Especial pela manhã e Refúgio Biológico à tarde, almoçando na usina) tivemos o prazer de contar com monitores divertidos e bem treinados, fluentes também em inglês.

3. Atrações pensadas no detalhe

O que mais me chamou a atenção não foram os ônibus novos, pontuais e bem cuidados. O detalhe que me chamou a atenção foram os copinhos de água gelada, disponíveis no fundo dos ônibus. Inclusos no preço do passeio. Pequenos detalhes que parecem bobos e são os primeiros a serem cortados em programas de contenção de custos. Detalhes que são capazes de transformar a experiência como um todo.

4. Preocupação com o meio ambiente

Que uma usina hidrelétrica causa um enorme impacto no meio ambiente, isso não se discute. Mesmo assim a empresa mostra que busca compensar estes danos através de projetos interessantes. Dentre eles, destaco o Canal da Piracema, o plantio de árvores dedicadas a funcionários e aposentados, além de interessantes experimentos arquitetônicos como a construção abaixo:

Telhado verde em Itaipu

Telhado verde em Itaipu

Telhado verde em Itaipu

Telhado verde em Itaipu


5. Responsabilidade social

Investimento na educação e preocupação com o desenvolvimento da região. Os antigos galpões que abrigavam os operários que participaram da construção da obra foram transformados em centros educativos e restaurantes. Para terminar, uma mensagem escrita em um destes galpões que deveria ser lida por todos os brasileiros:

Itaipu

Itaipu




Se você trabalha ou pretende trabalhar com turismo, não deixe de conhecer Itaipu. É, no mínimo, um belo benchmark.


 

Facebook Comments