thehighline.jpg

Um parque no elevado

By Edu, 11 de outubro de 2011

Inaugurada nos anos 30, a via férrea elevada era uma das principais formas de transporte de alimentos em NY. A partir dos anos 50, com a melhoria da infra-estrutura rodoviária, o transporte ferroviário foi dando lugar aos caminhões. Parte da via foi destruída nos anos 60 e a estrutura ficou abandonada por décadas.

Intocada por seres humanos, a natureza começou a tomar conta da via, e os trilhos foram cobertos pela vegetação. Nos anos 80 um grupo de investidores tentou, sem sucesso, demolir o elevado. Em 1999, Joshua David e Robert Hammond, moradores locais, fundaram o Friends of the High Line, pleiteando a preservação e reuso da estrutura como espaço público. O vídeo abaixo mostra com mais detalhes esta história:

Em 2004 foi promovido um concurso internacional para definir a transformação da estrutura em parque público. Arquitetos, designers, engenheiros, horticultores e outros experts participaram da seleção. Este foi o design vencedor:

Em 2009 a primeira fase foi inaugurada, dando início à revitalização da região. Neste ano foi inaugurada a segunda fase, que já atraiu milhões de visitantes de todo mundo. A terceira e última fase, ainda sem data prevista, ligará o parque às margens do Hudson.

Dois estudantes, um ideal e muito suor. O resultado demorou dez anos, mas é de encher os olhos.

Para saber mais: TheHighLine.org

Facebook Comments