Uma “Funda” para produzir muita água potável

By Edu, 22 de outubro de 2009

Se chama “Slingshot” (Funda ou Estilingue em Português) o recente projeto de Dean Kamen, que introduziu o Segway ao mundo. De acordo com ele, o maior problema na saúde mundial não é a AIDS, obesidade ou malnutrição, e sim acesso à água potável. Por isso, com seu instituto DEKA, está desenvolvendo uma máquina para purificar água em pequenas vilas onde o acesso à água potável é restrito.

A novidade promete transformar água suja de rios, água salgada e até mesmo lama em água potável. De acordo com o inventor, “qualquer coisa que se pareça molhada” pode ser transformada em água com seu equipamento.

Apesar do custo (o produto será lançado com preço estimado em torno dos US$ 2000), é certo que instituições governamentais e não governamentais se interessarão pela novidade, que pode beneficiar os mais necessitados em diversas partes do mundo. Segundo o inventor, o Slingshot pode fornecer água suficiente para ser consumida por 100 pessoas por dia.

Equipamento para purificar água

Equipamento para purificar água

Sobre o nome, o projeto se chama “Slingshot” por ser, segundo a bíblia, o instrumento utilizado por Davi para derrotar Golias. Segundo Dean, este projeto está sendo desenvolvido para ser dado aos muitos “Davis” no mundo que precisam vencer o problema gigante que é a falta de água.


Para saber mais sobre a Funda na Wikipédia clique aqui

Para mais detalhes sobre o slingshot: matéria (em inglês) da CNN.

Facebook Comments