Uma cena comum nos EUA: Parada policial

By Edu, 4 de junho de 2009

Uma das coisas que chamam atenção no dia-a-dia nos Estados Unidos é a quantidade de carros que são parados para controle de documentos e aplicação de multa. É comum também, principalmente em estradas, ser ultrapassado por carros policiais em busca de infratores. Na maioria das vezes os carros são parados por excesso de velocidade, mas o fato de presenciar esta cena diariamente tem um fator psicológico significante. Mostra que a policia tem controle, que punições acontecem diariamente.

Na foto abaixo, um carro policial controlando um carro próximo ao MIT, em Boston:

Blitz policial em Boston

Principais diferenças em relação ao Brasil e o que fazer caso você seja parado pela polícia nos Estados Unidos:

1. O carro policial se aproximará por trás, com a sirene ligada.

2. Encoste em local seguro, preferencialmente na faixa da direita.

3. Em hipótese alguma saia do carro – esta é a recomendação mais importante para brasileiros, que muitas vezes podem pensar que ficar no carro é um sinal de indiferença.

4. Espere com as mãos no volante, sem fazer movimentos bruscos. Geralmente após a parada, o policial fica no carro fazendo contato com a central, buscando informações sobre veículo e motorista. Este processo pode levar alguns minutos. Muitas vezes o policial se comunica com o motorista através de um sistema de som instalado na viatura.

5. Após a verificação, o policial se aproximará pela esquerda do carro. Abra a janela do carro e siga as instruções. Provavelmente o policial pedirá documentos e caso haja alguma desconfiança, o carro será revistado.  Leve o policial a sério e jamais ofereça dinheiro ou qualquer outro “presente”, isso pode complicar – e muito – sua situação.

Facebook Comments