A gorjeta pelo mundo

By Edu, 3 de dezembro de 2009

Em restaurantes no Brasil, estamos acostumados a pagar os 10% sugeridos, na minha opinião algo que tira um pouco o gostinho de “dar gorjeta”. Os 10% acrescidos à conta acabam virando quase que uma obrigação, independentemente se você é bem ou mal atendido. Foge um pouco da essência da gorjeta, que é recompensar o bom atendimento.

Nos EUA, por exemplo, não existe lei nenhuma que estipule o quanto se deve dar de gorjeta. Isso provavelmente acaba tornando o atendimento melhor: os garçons na maioria das vezes se esforçam para ser simpáticos e atenciosos já que a gorjeta vai direto para o bolso deles. Quanto melhor o atendimento, melhor a recompensa.

Quanto à porcentagem, a maioria dá gorjetas que vão de 10 a 20%. Outro fato interessante é que aqui muita gente já foi atendente, pelo menos alguma vez na vida, ou seja, sabem o que significa uma boa gorjeta. No início eu ficava um pouco contrariado em desembolsar 10, 20 dólares a mais. Hoje não só me acostumei como faço questão de recompensar, e bem, o bom atendimento.

Já na Alemanha o interessante é que os garçons andam com carteiras cheias de dinheiro e moedas. É menos comum no país pagar em cartão ou cheques. Na hora de pagar a conta, você pode escolher entre pagar toda a conta ou pagar individualmente (“Zusammen oder Getrennt?” – Junto ou separado?). Se optar por pagar separado, você fala para o atendente o que consumiu e ele informa o valor a ser pago. Em qualquer um dos casos, na hora de pagar, você estende a mão com o dinheiro, olha nos olhos dele ou dela e diz o quanto quer que seja cobrado, adicionando a gorjeta e arredondando o valor total, para facilitar o troco. Se não disser nada, vão provavelmente cobrar o valor do consumo, mas podem querer saber o motivo pelo qual você não está dando a gorjeta ou mesmo ficarem contrariados. Lá de 10 a 15% é o usual e tenha sempre dinheiro vivo.

Estas são as experiências que me vêm à cabeça. Se conhecer costumes de outros lugares não deixe de comentar.

Facebook Comments